top of page

5 formas de usar a cor lavanda no casamento

A cor lavanda para casamento pode ser incorporada em vários detalhes da festa. Aqui, vale ressaltar novamente, a proposta é sempre usá-la de forma sutil e com cores neutras, que ajudem a exaltar toda sua delicadeza.

1. Lavanda na papelaria do casamento

“O convite é um item muito importante. Ele vai transmitir a proposta da festa e aguçar a curiosidade do convidado para o Grande Dia. Por isso, é importante ter cuidado com o lavanda. Focar na cor pode passar a impressão de que o convite foi feito para uma festa de debutante há 20 anos”, revela Bruna.

Na hora de trabalhar com a tonalidade, o ideal é priorizar papéis de cores neutras, como off-white, bege e kraft, e usar lavanda nos detalhes, como letra e fita. Também vale colocar um ramo da flor como enfeite. Essas dicas servem não só para o convite, mas para toda a papelaria do casamento.

convite-de-casamento-com-flor-de-lavanda-de-decoração

2. Como combinar as flores A única flor de cor lavanda é a própria lavanda. Sendo assim, na decoração de casamento, o ideal é trabalhar a espécie em conjunto com um mix de flores em tons pastéis e bastante folhagens.

Quem optar por usar nuances de roxo, entretanto, pode encontrar flores na cor lilás e outras tonalidades próximas. De acordo com Bruna, as espécies mais usadas dentro desse contexto são: rosas, hortênsias, centáureas, lisiantos e delfins.

Vale ainda dizer que a espécie não é típica do Brasil, o que pode tornar seu custo alto para usar em toda a decoração da festa. A lavanda vem da região que vai do sul da Europa ao norte da África, da Arábia e das Ilhas Canárias. E mais: floresce apenas no verão.

“Para economizar, uma boa saída é fazer apenas um buquê de lavanda e aproveitar outras espécies na decoração”, conta Ana Julia. Uma boa sugestão é usar a cor em vasos, cadeiras, almofadas, guardanapos e copos. Aí as combine com uma decoração para casamento branca.

3. Altar monocromático Usar apenas uma cor no altar tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. O nude, por exemplo, foi uma das principais escolhas para madrinhas entre 2016 e 2017. “O lavanda chega para substituí-lo. Felizmente, é uma tonalidade bem mais democrática, que combina melhor com diferentes tipos de pele”, ressalta Ana Julia.

Mas não só as madrinhas podem utilizar a cor lavanda na roupa. Os padrinhos podem incorporar o tom no lenço, na gravata, no suspensório e até nas meias. Sem contar que pode ser uma charmosa escolha de flor na lapela.

4. Docinhos e forminhas com a cor lavanda Já que o lavanda é um tipo de cor candy, nada mais justo do que usá-lo nos doces para casamento. Se no caso das flores não é recomendável tingir as pétalas, aqui, está liberado adotar corante na decoração. “É possível também utilizar a florzinha em cima das guloseimas”, lembra Ana Julia.

Entre as opções de doces com cor lavanda estão: brigadeiros, cake pop, algodão doce e macarons. Aliás, este último pode não só levar a coloração, mas também ter sabor de lavanda. Pode até parecer estranho, mas é bem comum encontrar comidas que levam a flor na Europa e nos Estados Unidos.

Agora, caso você ache que colorir tudo de lavanda ficará artificial, uma boa alternativa é comprar forminhas que tenham a tonalidade – e mesclar com outros tons neutros usados na papelaria do casamento, claro.

5. Lembrancinhas personalizadas Assim como em cada detalhe do casamento, o uso da cor lavanda deve ser moderado nas lembrancinhas, aparecendo mais em fitas e decorações. “Por exemplo: se você for dar um chinelo, é mais recomendável fazer um modelo bege, com o brasão do casal na tonalidade, e não o inverso”, explica Ana Julia.

Para os casais mais ousados, entretanto, é possível conectar a festa do início ao fim e presentear os convidados com sabonetes de lavanda. Dá até para fazer uma lembrancinha mais rústica, com pedaços da flor no sabão.

Cuidados extras para usar lavanda no casamento

A cor lavanda pede ainda um cuidado extra das noivas. Isso porque o tom pode mudar de acordo com a intensidade da luz de um ambiente – e você pode acabar recebendo no futuro fotos e vídeos com uma coloração diferente.

“Para evitar o transtorno, é importante informar fotógrafos e espaço sobre a utilização da cor. Assim, eles podem regular a intensidade da luz. Essa dica vale, principalmente, para casamentos à noite. Festas diurnas não possuem tant

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page