top of page

Superstições de casamento: 10 crenças que toda noiva deve saber!

Casar de branco, jogar arroz nos noivos e usar um acessório azul são alguns exemplos das muitas superstições de casamento que existem mundo afora.

São pequenos gestos e comportamentos que podem ser simbólicos, dar sorte ou até evitar o azar e o mau olhado no casamento.

É difícil saber a origem de todas essas superstições e tradições, mas o fato é que elas tornam o casamento mais interessante e que quase todas as pessoas as seguem, afinal, ninguém quer trazer mau agouro para si e para quem se ama, certo?

Se você é supersticiosa e vai casar, esse post é pra você! Veja a seguir as 10 principais superstições de casamento e garanta a boa sorte neste momento tão especial! Confira!

1. Chuva e choro

Apesar da chuva não ser bem vista pelos convidados e noivos, pois pode – supostamente – estragar a festa, segundo a tradição, ela é sinal de fertilidade e limpeza para os recém-casados.

Um casal que tenha sua cerimônia interrompida por uma chuva torrencial terá um filho dentro de nove meses!

E se a noiva chorar durante a sua cerimônia de casamento, estará atraindo sorte, pois simboliza que ela derramou todas as lágrimas e não terá nenhuma para derramar durante a vida.

2. Pega o buquê!

Além de ser um acessório lindo e que completa o visual da noiva, o buquê também é alvo de uma das mais antigas e clássicas superstições de casamento.

A cena é clássica. A uma determinada altura da festa de casamento, a mulherada se reúne e a noiva joga o buquê. A convidada que conseguir pegá-lo será a próxima a contrair o matrimônio.

Essa curiosa superstição surgiu na França no século 14.

3. Chuva de arroz

Outra cena clássica dos casamentos é a chuva de arroz.

O hábito de jogar arroz nos noivos na saída da cerimônia assegura a eles uma vida a dois longa, próspera, farta e fértil.

4. Algo velho, algo novo e algo emprestado

Os acessórios que a noiva usa durante a cerimônia também podem obedecer a uma antiga superstição de casamento, uma tradição norte-americana cheia de simbolismos.

Aconselha-se que a noiva utilize no grande dia algo velho, que representa sua ligação com o passado; algo novo representando o otimismo, a esperança e o futuro; e algo emprestado, que simboliza a felicidade e a partilha.

5. Algo de azul

De acordo com a mesma tradição norte-americana, a noiva deve também utilizar algo azul no dia do seu casamento, já que a cor simboliza a pureza, a fidelidade, a felicidade e o amor eterno.

6. Damas de honra e madrinhas

A presença das damas de honra e madrinhas é uma das superstições de casamento mais curiosas.

Elas existem desde a Antiguidade e um dos motivos conhecidos é que quando as noivas se casavam, naquela época, ainda eram crianças e precisavam de ajuda para se vestir.

Além disso, a tradição diz que as meninas que entram antes na igreja espantam e confundem os maus espíritos, impedindo-os de chegar perto da noiva. Afinal, como eles saberiam quem é a noiva certa, com outras mulheres vestidas de forma parecida?

Outra curiosidade é que ter uma dama que entra na frente jogando flores ou pétalas no chão atrai fertilidade para o casamento.

7. Alianças de casamento

Segundo a tradição, a aliança de casamento deve ser utilizada no quarto dedo da mão esquerda.

Essa tradição remonta a Roma Antiga, quando se acreditava que era neste dedo que passava uma veia (vena amoris) que estava diretamente ligada ao coração. Essa superstição é seguida até aos dias de hoje.

Além disso, há quem diga que as alianças devem ser lisas e de metal para garantir a continuidade e a fidelidade do casamento. A aliança, segundo a superstição, não deveria ter interferência porque ela significa o amor infinito, sem obstáculos.

8. Carregar a noiva no colo para dentro de casa

A superstição diz que a noiva não pode cair ou tropeçar logo na entrada da casa. Para evitar problemas, criou-se essa tradição, onde o noivo a carrega no colo para dentro da casa.

Além disso, acredita-se também que entrar pela porta com a noiva nos braços espanta os maus espíritos dos recém-casados.

9. Vestido de noiva

Muitas superstições envolvem o vestido de noiva, objeto de desejo de muitas mulheres!

Por exemplo, tradicionalmente, o vestido de noiva deve ser branco, pois a cor representa a pureza e a virtude da mulher. Mas quem começou essa tradição de vestidos brancos no ocidente foi a Rainha Victoria, em 1840. Antes disso, as noivas simplesmente usavam o seu melhor vestido, não importando a cor.

Outra superstição envolvendo o vestido de noiva é que se as mulheres solteiras prenderem seu nome na borda do vestido ou pisarem na pontinha da cauda da noiva, elas podem atrair um casamento.

Mas a superstição mais importante – e conhecida – é que o noivo nunca deve ver a noiva usando o vestido antes de entrar na igreja, afinal, dizem que pode dar azar.

10. Bolo de casamento

O bolo de casamento também guarda as suas superstições.

Para um casamento feliz, os noivos devem cortar o bolo juntos e de baixo para cima, a fim de atrair sorte e prosperidade.

Além disso, aconselha-se que eles dividam o primeiro pedaço do bolo, para assegurar uma vida de partilha e união.

Certamente, as superstições de casamento tornam a cerimônia mais divertida e interessante tanto para os noivos como para os convidados. Além disso, são tradições que trazem sorte e felicidade – para quem assim acredita – e tornam o momento ainda mais especial.

Portanto, se você curte as tradições e superstições de casamento, seja feliz e incorpore todas elas em sua cerimônia. Afinal, se não fizer bem, mal não vai fazer!

Você conhece alguma outra tradição ou superstição de casamento? Posta nos comentários!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page