top of page

Cinco passos para acertar na decoração de casamento simples


Fabio Borgatto

Deixar a decoração de casamento simples e barata pode ser um desafio para os noivos. Seja um casamento ao ar livre ou em ambiente fechado, o desejo de economizar no orçamento conservando a elegância e o estilo dos noivos pode se tornar realidade ao fazer as escolhas certas para o Grande Dia.

Decoração de casamento simples: “faça você mesmo”

Na tentativa de fazer uma decoração de casamento simples e econômica, é comum às noivas procurarem na internet dicas básicas para confeccionar um DIY para casamento de itens decorativos. Potes de vidros decorados com renda, flores de papel e varal de fotos estão entre as opções de decoração de casamento simples e baratas.

No entanto, empresas especializadas em decoração de casamento, como a Madame Fiori, indicam às noivas tomarem bastante cuidado caso optem pelo “faça você mesmo” na decoração. Isso porque, geralmente, os itens devem ser feitos em grande quantidade, o que demanda tempo.”

A proporção do evento é algo a ser considerado na hora de definir qual será a decoração. Uma festa de casamento simples para 100 pessoas, por exemplo, costuma funcionar como um evento mais intimista, o que favorece a opção por uma decoração de casamento simples e elegante.

“Em um evento com menos pessoas, por exemplo, a decoração provavelmente será algo de menor proporção, mais simples. Nesse caso há boas saídas, como os arranjos em espuma, colocados em potes transparentes com águas”, explica a decoradora e paisagista Tais Puntel.

De olho na proposta do evento

O local da festa é mais um fator que deve ser levado em consideração na hora de pensar no estilo da decoração do casamento. Os especialistas da Madame Fiori garantem que não há regras entre ambientes abertos ou fechados, mas a primeira opção pode favorecer uma decoração mais econômica. Isso porque os ambientes abertos geralmente contam com espaços verdes, que podem ser facilmente incorporados na decoração.

Para uma decoração de casamento simples na igreja, por exemplo, as inspirações na internet concentram-se no uso de arranjos pequenos, presos em fita de cetim na lateral dos bancos. Outra dica é usar tecidos como organza, unidos a flores do tipo mosquitinho.

Cuidado ao usar materiais alternativos

Para fugir de tendências já utilizadas, como flores em garrafinhas de vidro, Tais aposta nas folhagens como opção de decoração de casamento simples. “Elas são mais baratas que flores. Além disso, dão um ar moderno e contemporâneo à festa”, comenta.

Ainda de acordo com Tais, outra dica é dar preferências para flores que podem ser plantadas em vasos e não precisam de corte para o arranjo. “Se a noiva opta por esse tipo de flor, não é necessário, por exemplo, contar com a presença de um florista para a montagem, no dia do casamento”. Ela indica ainda sempre optar por flores nacionais e da época em que a festa estiver marcada.

Foto: Madame Fiori

Um fator que pode contribuir para uma decoração de casamento simples e elegante é o uso de mobília. Dessa maneira, vale a pena ver se o local escolhido para a festa já é equipado com sofás, aparadores e gaiolas, pois isso ajuda a diminuir os recursos em decoração viva. Para os especialistas da Madame Fiori, esses itens dão um toque rústico no ambiente, com elegância. Consequentemente, as flores passam a ser menos exigidas no local.

Outro diferencial para decoração de casamento simples e barata é usar itens pessoais dos noivos no ambiente. Segundo uma das decoradoras da Madame Fiori, houve um casamento recente em que a noiva levou a penteadeira dela para o salão. Ficou elegante e ainda faz parte da história do casal. Isso é algo que tem se transformado em uma tendência entre os noivos.

Decoração de casamento simples com TNT

Apesar de muitos ainda apostarem nessa propostas, o tecido-não-tecido (TNT) não é um material resistente, e não deve entrar como opção para a decoração do casamento. Isso porque a formalidade do evento não permite explorar materiais tão alternativos, como uma festa de aniversário, por exemplo.

Apostando nas luzes e velas

A decoração de casamento com luzes e velas em eventos noturnos pode ser uma boa opção, desde que aliada adequadamente outros elementos decorativos da festa. Cascatas, lanternas e leds podem dar um ar romântico ao local, bem como ser uma saída a mais para uma decoração de casamento simples e barata, sem perder a elegância.

Em diferentes tamanhos e formatos, as luzes usadas em casamentos geralmente têm tom amarelado. É possível fazer uma cortina iluminada, aliando o led ao tecido, por exemplo. Outra dica é iluminar o teto, para dar a ideia de tenda ao ar livre.

Montar um varal de fotos com imagens do casal também dá um toque pessoal e de charme à decoração. Em ambiente rústico, essa composição virá bem a calhar, deixando a decoração de casamento simples e elegante, além de romântica.

Tendências de cores e tons em 2018

Foto: Madame Fiori

Para 2018, a Pantone divulgou a cor escolhida como a “cor do ano”. Trata-se de tom de roxo, com o nome de ultra violet (referência 18-3838), possível de ser adaptado sem grandes dificuldades a uma decoração de casamento simples. A dica nesse caso é usar flores com o tom mescladas a folhagens verdes e itens em madeira.

Tais aposta também no vinho e no marsala. “As noivas que pedem decoração de casamento colorida seguem por essa linha”. Ela comenta também que o pink é uma opção.

Quando a ideia é deixar o ambiente mais simples, mas ainda elegante, a tradicional combinação de verde e branco nunca sai de moda e pode ser facilmente incluída em qualquer proposta de casamento. Isso porque ela dá um ar de delicadeza e sofisticação. Por outro lado, segundo as decoradoras da Madame Fiori, uma decoração de casamento simples e barato branco e vermelho é um cor complicado de usar, mas que cai bem com nuances de marsala e tons terrosos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page